Pular para o conteúdo principal

Novidades / Receita Saudável

Geleia de frutas vermelhas

Aprenda esta deliciosa receita de geleia caseira. Utilize como recheio e cobertura de bolos e tortas ou consumida pura na sobremesa e no café da manhã. Experimente, fácil de fazer.



Ingredieentes:

2 xícaras de frutas vermelhas (blueberries, amora, morangos, framboesa) pode ser sortida ou apenas uma das frutas
3 colheres de sopa de açúcar demerara ou refinado
suco de 1/2 limão

Modo de Fazer:

Coloque na panela todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo até o ponto de geleia . Mexa de vez em quando. deixe esfriar e utilize como cobertura para cheesecake, recheios e outras sobremesas ou até para comer com torradas.



BOLO SAUDÁVEL DE FRUTAS





Este produto foi elaborado para disciplina de Bromatologia e Tecnologia de Alimentos. O objetivo foi a elaboração de um produto saudável, saboroso de valor nutricional e que atenda público específico como intolerantes à lactose, mas como usei o farelo de aveia sem contaminação pelo glúten o produto também pode ser consumido por celíacos, ou seja, com alergia ao glúten.  Os ingredientes usados foram a banana rica em vitaminas e minerais sendo a vitamina K, magnésio e potássio, a laranja rica em vitamina C, antioxidante com a função de proteger as moléculas do organismo de danos oxidativos, entre outros benefícios, o farelo de aveia, rico em fibra e beta-glucana, indicada para regulação do transito intestinal e o colesterol, o açúcar mascavo, além de ser um açúcar menos processado, ainda contém ferro, magnésio e vitamina K, a canela um termogênico, ovos um alimento construtor, fonte de carboidratos, proteínas e lipídios, o azeite extra virgem, gordura vegetal que traz benefícios ao bom funcionamento cardiovascular e a  uva-passa, rica em vitaminas do complexo B e ferro, com benefícios para imunidade. Agora é só pegar a receita e fazer essa delícia.

Ingredientes:


3 ovos - 150 grama

2 c. sopa de azeite de oliva extra-virgem- 30 ml

suco de 2 laranjas - 400 gramas de laranja ou 250 ml de suco

1 1/2 xícara de farelo de aveia sem glúten - 210 gramas

1 xícara de açúcar mascavo

1 colher de chá de canela em pó - 10 gramas

650 gramas de bananas nanicas

1 colher de fermento em pó -15 gramas

100 gramas de passas pretas sem sementes

2 colheres de açúcar demerara para o caramelo

Bater no liquidificador - os ovos, açúcar, o suco de laranja, azeite de oliva extra-virgem por 2 minutos. Misturar na tigela com o farelo de aveia, a canela e por ultimo o fermento. Colocar na forma preparada. Caramelizar 2 colheres de sopa de açúcar demerara diretamente na forma por cima colocar a banana caramelada. Colocar uma parte da massa por cima. Colocar o restante da banana fatiada e cobrir com o restante da massa. Assar em forno pré aquecido a 190 graus por mais ou menos 45 a 0 minutos pode variar o tempo conforme o forno. Faça o teste do palito. Se sair limpo ao enfiar na massa o bolo está pronto. Desenformar morno.


Comentários